29 julho 2011

Eventos de Anime

Anime Friends, Anime Family, Anime Dreams, Anime Infinity, Anime Anime (esse eu inventei agora) e tantos outros eventos por ai. Todos eles tem esse nome que a base deles é ligada a algo relacionado a anime. Mas vocês já pararam pra pensar na real no que os eventos se tornaram?

Para muita gente evento não é mais nada do que um grande evento social. Eu fico impressionado com as pessoas que só dizem que evento vale a pena "só" para encontrar os amigos e me pergunto porque as pessoas não podem se encontrar em um shopping, um bar, casa, cinema... porque tem que ser no evento? Sei que nessa hora vai ter gente falando que lá é um lugar que várias pessoas podem se encontrar e que elas só vão nos dias de evento e é lá que elas aproveitam pra se encontrar... novamente, porque não em um shopping, cinema, bar, restaurante? Se você é o tipo de pessoa que usa esse tipo de argumento, favor ser atropelado pelo motorista do Level 3 da She-Hulk no MvC3.

Eventos de "anime" se tornaram, até onde eu sei, um grande centro de confusões. Você tem de tudo um pouco e no fim você não tem nada de boa qualidade. Você tem lugares cada vez piores (e eu falo isso basicamente em vista os eventos do Rio de Janeiro), staffs cada vez mais despreparados........ perdão, staff nunca foi preparado, gafe minha; atrações repetidas, e cosplays.

Cosplays que são o foco do post, porque sinceramente, como fotógrafo de cosplay eu vou/ia para um único motivo à eventos. Conhecer cosplayers excelentes novos, isso funcionou quando eu voltei com esse intuito aos eventos em 2008 e funcionou até meados de 2009 quando eu vi que a cada evento que eu ia, as pessoas boas eram as mesmas, as ruins eram as que sobravam. Não tô dizendo que eu só conheço os bons cosplayers, mas em média eu tenho amizade com boa parte deles e sei outros que eu não tenho contato mas sei que são bons. Mas ai eu me pego pensando que deveria voltar a ir em eventos, principalmente nos maiores como o Aquecimento Anime Family que ocorreu a algumas semanas atrás, ai chega à noite e falo com algumas amigos que foram e todos praticamente gritam de ódio e raiva sobre o evento, e eu me refiro ao povo já rodado de evento, não quem tá indo pra fazer rodinha no show, gritar, correr e esbarrar nos outros; tô falando de gente que tem uma cabeça saudável porém é meu amigo.

E ai estou eu conversando e coletando informações e vejo as fotos dos queridos cosplays, e um sorriso abre no meu rosto a ver que eu fiz bem ficando em casa. Porque tudo o que eu vejo são coisas estranhas, pessoas com cosplays estranhos ou que fizeram pra "trollar" o evento... de verdade? Vou perder meu tempo? Isso sem contar a crescente falta de espaço para cosplays e péssimo local para fotógrafos e pessoas que gostam de tirar fotos de cosplay. Afinal, se você não vai pro evento pra ver e tirar foto de cosplay, você vai pra quê? Ver "amigos"? (vide os primeiro parágrafos antes de vir reclamar); tem gente que vai atestar que vai pra comprar coisas. Internet tá ai e é mais barato que evento. Eu sei que tem coisas que você pode achar mais fácil em evento ou outras coisas como conhecer gente nova, ver gente vendendo o corpo com plaquinhas, gente que derruba seu refrigerante e sai correndo, gente que grita do nada... perdi o foco, era pra eu tá falando qualidades.

Quem geralmente ganha são um grupo seleto de pessoas, o que ganhou a vaga para o YCC em São Paulo foi um dos responsáveis por eu estar escrevendo esse texto, ele pelo terceiro (obrigado ao próprio Fellipe ganhador das vagas por me corrigir antes de eu postar) ano consecutivo ganhou a vaga com um cosplay sem ter relação alguma com Anime ou sequer cultura japonesa. Eu me pergunto então porque esses eventos tem esses nomes de "Anime " ou " Anime" se na verdade o evento é, como eu já disse, uma grande miscelânia de coisas e não algo específico.

Mas você logicamente pode argumentar que em todo lugar é assim, claro que a maioria dos lugares tem esse nome padrão porque se tornou algo mais fácil de fazer as pessoas entenderem que é um evento voltado pra "cultura pop" e eu não incluo só a cultura pop japonesa, afinal, quantos personagens de comics, filmes e seriados você não vê em eventos?

Muita gente sabe o quanto eu admiro a cena cosplay e de eventos em geral de Cingapura, e eventos como a Cosfest de lá me fazem ficar deprimido ao ver algo aqui. Evento grátis em que tem um espaço maior que a vida para os cosplayers poderem relaxar, tirar foto e uma parte interna de tamanho considerável com os estandes e palco para apresentações e todo o resto. Quem não curte, pode ficar do lado de fora e fazer outras coisas e nada de pulseirinha pra entrar, pulseirinha pra sair. Eu nem vou começar com o assunto dessas pulseiras...

Ai falam que poxa, evento tem os shows. De pessoas que tão todo ano aqui? Que provavelmente tem uma casinha de frente pra praia no nordeste e ficam o dia bebendo água de côco e só esperando tocar o telefone pra vir pra algum evento. Provavelmente os japas já sabem falar português melhor do que eu!

Quando foi a última vez que teve um cantor, foda (foda no sentido de que esteja atualmente cantando uma abertura ou encerramento de anime), alguma celebridade de outro país que faça cosplay, um talk-show com alguém que trabalhe na indústria, seja de jogos, anime ou que trabalhe com algo relacionado diretamente a cultura ou sub-cultura pop japonesa?

Esse ano eu provavelmente darei uma ou duas chances a eventos específicos pra ver eu consigo buscar uma luz no fim do túnel no que se diz respeito a gostar e ir me divertir fotografando nesses locais, mas se ainda assim eu não encontrar uma boa razão pra ir e voltar. Eu muito provavelmente estarei finalizando minha idas no ano que vem.


tl;dr version: Eventos tão uma bosta, tudo repetido. Cosplayers e fotógrafos não tem espaço pra fotos.

14 comentários:

Aozaki disse...

Concordo em genero numero e grau. Sem falar que os eventos hoje em dia diminuiram drasticamente as atrações. Uma das que mais sinto falta são as salas de desenho e os concursos. Eu me lembro de uma amiga reclamando que o primeiro lugar do concurso de cosplay da Yamato dava uma moto e o de desenho dava um...artbook. E nem era algo raro, e sim qualquer coisinha comprada na fonomag. Isso desestimula muito o publico que vai pra lá procurando arte, já que nem todo mundo faz cosplay.
E pelo o que eu sei as salas de Karaoke só sobrevivem aqui no DF mesmo, já que o povo aqui adora cantar. Mas só.

Luca disse...

Concordo com tudo mesmo e não sei como são nas outras cidades mas aqui os preços estão subindo mais e mais e caindo totalmente a qualidade do evento,e um ponto que eu realmente adorei que o Hugo citou é "As pessoas vão em evento só pra encontrar os amigos" isso realmente é podre.

Sami disse...

Concordo com praticamente tudo...mas sabe, na real, eu fui em um evento de Vancouver para experimentar mesmo e ver se tudo é diferente em outras terras...

Conclusão: As pessoas são muito mais ligadas a "anime" do que o pessoal daqui, shows de maids, músicas estranhas do Japão (que vão além de Tokusatsu e o que passava na Bandeirants/Globo/SBT), evento organizado...Staff???? Pff...hahahahaha. Os cosplays são muito meia boca, mas o pessoal sempre tenta ser fiel com o figurino (ou pelo menos se esforçam), gincanas divertidas de otaku saudável (sem montinhos toscos e salas inúteis), figures e objetos bons e baratos...Muito amor mesmo.

Sobre os eventos daqui, tem muito o que melhorar...Os grandes, mas o único evento aqui que eu acho que vale a pena mesmo ir é a AnimeCon (concorrente da Yamato), que realmente é tradicional!

Kotomi disse...

Vc falando de cingapura, vc me lembrou um dos blogs que eu acompanho de uma cosplayer, realmente o nivel de la anda aumentando cada vez mais, mas eu ando tambem acompanhando os trabalhos de um rapaz que filma cosplayers e eventos nos EUA e no Canadá, realmente eu acho que desde 2008 o nivel dos eventos de anime, e dos cosplayers andou caindo. Eu realmente ando perdendo a fé com eventos, até meus amigos pararam de ir em eventos e eu ando indo por desencargo de conciencia afinal "vai que tem algo bom dessa vez". AF foi feito nas coxas, pode perguntar para as pessoas que foram jogadas no evento, pessoas das rádios que eu conheço que foram no evento, falaram que foram distribuido de qual quer maneira e tiveram que se virar 1 semana antes. Sei lá eu acho que devia haver um super evento bom em qualidade (de tudo) para dar um exemplo aos eventos grandes que andam perdendo seu rumo.

Aozaki disse...

Mas Kotomi, ninguem faz um evento de grande porte porque não vai lucrar logo de cara. E é muito pensamento de brasileiro esse de "preciso lucrar logo no inicio, senão não vai ter valido a pena!" Nos EUA já teve muito investimento, mas a crise anda abalando todos os setores da economia. Mesmo assim, devo concordar com a Sami ; os eventos internacionais sao muito mais voltados a cultura japonesa e tem uma gama variada de atrações. Aqui só virou desfile de cosplay e competiçõeszinhas. Uma vez me falaram que o AF tava mais pra uma feira alternativa do que um evento de anime, e assim, eu não tenho ido pra dar meu veredito, mas pelo o que me falam é isso mesmo.
A tendencia é os eventos ficarem cada vez mais meia-boca e o publico ir se cansado e abandonando. Ai o resto voces ja sabem =p.
(A não ser que venha algum salvador da pátria pra mudar a minha opinião,rs)

plumoon disse...

Não fui TODOS os eventos no Brasil.Só fui no RJ e em SP.
Os melhores que fui foram em SP mesmo. Porém de um tempo pra cá, até a AD e AF não tem me chamado muita atenção... Não é a mesma coisa, parece que tá jogado, sabe?

Aqui no RJ, o nível tem caído muito x.x estou perdendo as esperanças..sério! eu poderia falar milhões de motivos, mas deixa pra lá. melhor deixar quieto.

Saudades de antigamente..Em 2004/2005 eu via exibição de animes, conversava sobre animes, mangás, os cosplayers zuavam felizes e unidos, a competição era super tranquila, os apresentadores eram super maneiros! Tempo bom! *_*

Quando eu vejo eventos no exterior, eu percebo que eu não tô pedindo demais não. =P Queria um lugar pra celebrar a cultura japonesa!

ps: Meus amigos eu encontro eu barzinhos, shoppings, cinema...

Anônimo disse...

Eu entendo tudo, concordo com muita coisa, mas discordo com a parte de "Ir em evento pra encontrar amigos é errado. Podem fazer isso em bares e cinemas, etc". Eles gostam de animes, são otakus. Cosplayers e fotógrafos também podem tirar fotos em outros lugares. Onde que otaku vai usar touquinha de coelho, orelha de gato, andar por ai com plaquinha e não ser olhado torto? Sem falar na liberdade de escolha sexual, com salas yaoi e yuri. E conhecer pessoasl com gosto em comum, como já falaram. Ninguém é melhor que ninguém: o evento é tanto deles quanto meu, quanto seu. Eu posso até achar o que eles fazem tosco, mas falar que é errado ir em um evento pra encontrar amigos (ainda mais em um Anime Friends, onde o país todo tem caravana pra lá), soa no mínimo forever alone, mente pequena, egoísta. Posso garatir que pra eles é uma merda quando mil pessoas fodem a passagem pra tirar a foto de um cosplayer, por exemplo. Mas uma coisa eu tenho certeza: sejam otakus comuns, cosplayers ou fotógrafos, todos concordam que eventos estão uma merda. Fim.

Anônimo disse...

Só esqueceu de comentar que todo ano você diz que vai parar de ir, e sempre vai.

Furpy disse...

Fui no AF desse ano mais para poder ver o show do MOVE, acabei me arrependendo de n ter chegado mais tarde so para ver o sohw show
cheguei cedo para poder tirar algumas fotos de cosplays mas foi uma bela perda de tempo...

Anônimo disse...

Ok, cara... Amigos que gostam de animes não devem se encontrar em eventos de animes? E amigos virtuais, amigos que moram lomge? Um evento grande atraí muito mais gente do que um convite para passar o dia no shopping. Deixa de dar xilique.

Anônimo disse...

axo q o q o amigo disse é que ir somente pra encontrar amigos SACA? todos tem amigos em events, todo vao em grupo eh logico, mas só pra isso? evento é muito mais que isso , ta faltando muita coisa. Se for pra só ver os amigos tem outros lugares bem melhores. Se for otaku, e quiser usar tokinha ok..mas nao justifica ja que tem muito mais a oferecer do que meramente um lugar de encontro.

Riogi disse...

Acho que com o post veio uma oportunidade de falar ou analisar melhor o assunto, não sei se alguém já citou mas vale ressaltar que muito desses "eventos de anime" não estão sendo invadidos por desconhecedores do assunto ?

Pense, se houvesse um vídeo de entrevistas com quase 100% dos presentes acho que uns 20% ou mais diriam algo como:

Você tem assistido a algum anime ? o que acha sobre a nova temporada?

R: só tenho visto Naruto e to baixando Defnot *---*

Enquanto tiver público e se a ideia for de lucro, vai ser essa, péssima organização e baixo orçamento mesmo.

Não conheço nenhum blogueiro pessoalmente que aborde todo o assunto presente em eventos mas STAFF seria melhor organizada por quem tem mais amor, tempo e investimento para coisa.

Bianca Mansur disse...

Nossa, vc descreveu eu a um tempo atras XD

Continua com seu trabalho super maneiro fora de evento kara, sério!

Tudo de bom pra ti!

Beijos

Leo Zep disse...

Concordo contigo. Eu vou em eventos - leia-se - animecon desde 2000. Com o Anime Friends,os primeiros anos era otimos. Desde 2008 ou 2009 os "eventos de anime" estão sem foco e qualidade. Isso sem contar o público,que vc descreveu muito bem. Cosplayers bons e simpaticos,é quase impossivel de se achar. Esse ano só fui em um evento e nem deveria ter ido. Só perdi dinheiro com a entrada e com o metro.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails