23 outubro 2010

Photoshop a Ferramenta do Mal

Eu venho a um bom tempo querendo fazer esse post mas sempre deixava de lado já que eu achava que toda essa ignorância das pessoas reclamando que foto A ou foto B era photoshop puro iria parar, mas como infelizmente isso não parou e hoje em dia as pessoas nem sequer se dão ao trabalho de pensar e já reclamam logo eu acabei começando a formular esse post que é meio um desabafo e uma crítica a quem adora comentar essas coisas.

Antes de mais nada eu não vou negar que uso Photoshop ou Lightroom na minha pós-produção, mas quem não usa? Eu como um cara legal respondo as minhas próprias perguntas pra poupar tempo, só fotojornalistas (e ainda assim há aqueles que usam pra distorcer a verdade) e gente que não tira foto e/ou que não tem o programa, sério. Hoje em dia todo mundo acaba dando um retoque naquela foto que tira só pra dar uma melhorada no visual, não é crime isso!

E falando de fotografia de cosplay, o quanto ela é diferente de fotografia de moda? Só muda o nicho, mas eu trato ambas como sendo a mesma coisa e você ai vai me dizer que na fotografia de moda não se usa NENHUMA pós-produção? Ah, que bom! Estamos començando a nos entender.

O negócio agora fica mais interessante quando se começa a falar que a pessoa mudou características físicas. E isso eu já vi comentários aqui com gente falando que a pessoa é completamente diferente ao vivo... afinal, como todos sabem usar o Liquify do PS (vou usar PS pra abreviar Photoshop daqui em diante) é uma coisa que qualquer criança consegue. Então, tem uns exemplos aqui embaixo que você pode salvar e fazer e depois postar aqui, afinal editar é fácil fácil.





..
..
Ops, não é tão fácil assim né? É, eu sei. Por isso que eu não toco nesse tipo de ferramenta sem saber usar, mas lógico que pra muitos eu faço cirurgias que o Ivo Pitanguy ficaria orgulhoso de me ter como chefe da equipe dele.

Fora quando, e aqui eu cito diretamente o Photoshoot da Yuuki Cross (e mais concentrado na Plu Moon), as pessoas vieram já reclamar do Photoshop e eu posso dizer com a boca cheia que esse foi uma das sessões com a menor quantidade de PS que eu já fiz. Mas lógico que ninguém do clubinho dos haters acreditaria nisso, afinal como eu provaria tal coisa... postando uma foto sem edição...





... Ah droga, eu acabei de fazer isso. Mas lógico que alguns já devem estar se coçando pra poder falar que a foto está completamente diferente, bem se o seu problema é reclamar do ajuste de exposição, curvas e níveis. Ai o negócio é mais sério do que eu pensava e a opinião de quem reclama vale menos ainda.

E também não estou dizendo que minhas fotos são absurdamente fodas e muito menos que sou um expert em PS, mas acho que dependendo do cuidado que se tem na hora de se fazer uma sessão você pode ter que usar mais ou menos pós-edição, tudo depende do quanto você e a sua modelo/cosplayer querem. Se as fotos finais já estão boas do jeito que estão, você vai perder muito menos tempo editando as mesmas.

Então em suma, pensem um pouquinho antes de sairem falando certas coisas. Photoshop existe pra melhorar algo que já é bom, se for pra falar sobre os contras da edição final, que pelo menos contribua dizendo uma maneira melhor ou coisa do tipo afinal eu sempre estou aprendendo coisa nova sobre PS todo dia seja em sites ou revistas.

21 comentários:

Aozaki Kari disse...

AY, HUGO SEL HIPOCRITA! EU SEI QUE VS USA FOTOSHOPS E QUE A MARY É UMA GORDA DE 500KG e-

-n


Haters vão ser sempre haters , e vão sempre trollar as pessoas porque não tem o MINIMO de auto-estima.
Cara, TODAS as fotos de moda profissionais usam photoshop para melhorar a qualidade das imagens D=, quem fala que não usa photoshop provavelmente esta mentindo.

Ainda me lembro quando postei uma foto minha de Beato ai veio uma admiradora (chamo assim porque a guria não larga do meu pé, nãou importa o que eu faça) e falou "NOSSA, OLHA QUANTO FOTOXOPI ELA COLOU! ELA É GORDA E FEIA!"
Sério, foi esse o nivel de argumentação que ela usou. E detalhe, eu só tinha mexido no contraste pra foto ficar mais viva.
Enfim, eis que me deparo com a página da criatura...E o que ela estava usando? PHOTOSHOP. Mas não era uma edição bem-feita que nem tem aqui nesse blog...Era algo dantesco, tipo gaussian blur meets lensflare de um jeito errado.
...Ou isso ou a pele dela é que nem a de um Cullen e BRILHA na luz do sol.

E fotos sem edição pra calar a boca dos hates :D yeah!

Matsuri disse...

" algo dantesco, tipo gaussian blur meets lensflare de um jeito errado."

acho que eu vou passar o resto do dia rindo disso.

Bah, eu adoro suas edições, e você sabe disso XD

Julian Fisch disse...

E eu aqui pensando que você ia acabar com meu dia e revelar que suas fotos são uma farsa e que os cosplays da Matsuri e da Plu Moon não são tão bons assim...

Posso dormir tranquilo.

Sami disse...

Não vejo problema em usar photoshop.
Se essa PORRA DE PROGRAMA foi feita para editar fotos, vamos editar fotos, oras...

Como "aspirante a designer", eu já visitei gráficas, produtoras, editoras e tenha certeza...
Quando eu entrei em uma gráfica (gráfica mesmo, com suas impressoras offset gigantes e cartuchos de tinta de 3 metros), me deparei com o setor de edição de imagens. Na hora que eu entrei, o pessoal estava editando a capa de uma edição da Playboy, sério, o editor que estava especificando o que eles faziam lá, parou e disse: "Depois de trabalhar com edição de imagens, nunca mais eu comprei uma playboy".

O trabalho do editor é simples, ele torna um objeto/pessoa/figura perfeita aos olhos de um ser humano, daí você se "ilude" com a possibilidade daquela "coisa" ser TUDO isso. Mas digo que o que citei aqui é o uso do photoshop no mercado de trabalho.

No ramo da fotografia, é até legal quanto mais bonita for a modelo, menos coisa você vai ter coisas para modificar (se achar necessário, é lógico que existem fotos fodas sem edição, mas quase todas tem edição e correção de cor ou marcas de expressão pelo menos). Não é motivo de deixar uma pessoa irritada porque você usa photoshop, se ele está lá para ser usado, vamos usar...oras...
O ruim disso é que existem críticas de "noobs" nada construtiva, afinal, se o cara consegue editar a cor e a luz do esquema dele, amenizar marcas de expressão com blur, não vai querer opinião de nego noob, porque não existem caminhos corretos para edição de uma imagem...existem MIL CAMINHOS para usar uma ferramenta e conseguir o efeito que se quer obter.

Agora meus queridos, NOTEM as fotos editadas da Plu Moon e as fotos que não foram editadas (apenas acrescentaram uma marca d' água).
O que o Deathy aparenta ter feito, não modificou a modelo, apenas deu um contraste nas cores/luz por não ter tirado a foto em um dia de Sol (onde a própria iluminação natural/luz de Deeeus! iria fazer o trabalho) e amenizou algumas marcas de expressão. PRONTO!

Não existem modificações no corpo dela, não usaram "Liquify" na bunda dela para ficar maior, ela é assim, aceitem o fato e chega de inveja, vão malhar e tomar postafen! suas trolls chatinhas.

Sami disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Sami disse...

que bumbum!...comentei 2 vezes

plumoon disse...

eu eu sou mto legal de mostrar minha cara limpa..MEDO!

mas mas..eu sou um tribufu ao vivo mesmo! LOL

Anyway eu sempre SEMPRE sou a fovor de edição de imagem. Se existe a ferramente pq nao usar? E mtas vezes eu edito fotos de outros fotografos que eles praticamente nao mexem em nada, e quanto posto no DA é um sucesso. Muitos deste fotografos hj em dia usam PS e as fotos parecem bem mais profissionais. Ou seja, não precisa mudar completamente uma pessoa, não é esse o ponto, o ponto é suavuzar expressoes que as vezes pela luz ou ausencia de, piorem algumas coisinhas na foto.

E sobre beleza, eh um conceito mto relativo. Assim como o uso ou nao uso do Ps. Porem as pessoas não costumam fazer criticas construtuvas, elas usam a raiva,ignorancia ou a pentelhação ao extremo (imaturidade) pra comentar besteiras.

Gostei mto do post!
E os comentários acima nota 10!

bjus fui =)

:: Luthy Lothlorien :: disse...

Sharingou meu post, né! Huahauahauahauahaua... Zueira!
Mas então, este é um assunto que, ao mesmo tempo que é polêmico, é legal de se tratar, hoje em dia todo mundo usa a duplinha Photoshop + Lightroom, são raríssimas as vezes em que você não precisa de absolutamente nada além de abertar o click da câmera e voi la, a foto está perfeita pra postar.
Como eu já tratei disso no meu blog, não vou me estender no comentário já que minha opinião já está expressa lá. Mas enfim, continuemos com a nossa família Adobe e sejamos felizes :)

Anônimo disse...

Vou repetir o que eu já disse uma vez: uma boa edição é aquela imperceptível. Eu não acho ruim, acho ela quando mal feita, ruim. Eu não digo isso por me considerar muito melhor que você em photoshop, digo isso por eu não ser a única que é. Tem muitos adolescentes que começaram a mexer no programa com 13 anos (para fazer signs) e vão entrar na faculdade com uma base incrível. Culpa de certos sites maravilhosos como o abduzeedo. E você, hugo? Você tá na faculdade e tem uma certa idade, tem mais é que correr atrás. Por isso vou sempre ser dura em minhas criticas, sim.

p.s: pode não parecer, mas falo isso na melhor das intenções.

Sami disse...

Credo, vocês falam de photoshop como se fosse a salvação do mundo, o que adianta photoshop quando a foto não tem salvação nem com edição de imagem?
Um bom fotografo sabe muito bem disso, creio que o Deathy também sabe muito bem disso.

HAHAHAHAHAHAHAHAHA
FODA em photoshop é?
Me poupe.

Anônimo disse...

entendo o que você quis dizer, mais a primeira ft la da kipi nem ta tão editada, a edição ta bem parecida com a ft sa Asuka da plu

Pris disse...

Otima materia!:) Fiko dez o antes e depois!
Axo q se fosse fazer 1 cosplay seria de Asuka tbm!no meu caso só o photoshop resolveria pq tenho muita olheira e nem maquiagem dá jeito nessa meleca! Uma amiga bem jah corrijiu minha foto serinho fiko linda! nem acreditei! Faz milagre mesmo /o/kissus

YagoMurakami disse...

Po, até que tu pega leve nas alterações ._.
não sei do que o pessoal ta reclamando, afinal o que importa é o resultado, tanto as fotos como os cosplays são muito fodas, continue ótimo trabalho. :D

Anônimo disse...

Quem reclama de uso ou não de photoshop é desocupado mesmo.
Mas eu ainda exigo uma foto da plu moon seminua sem photoxop.

Anônimo disse...

http://img840.imageshack.us/img840/8584/plumoon.jpg

Anônimo disse...

Não me importo com photoshop me importo se a foto vai ficar boa e se a modelo é boa (ponto final)

Anônimo disse...

tem mais foto dessa gordinha de cabelo azul ? eu bato umazinha p ela facil

Alisson Carlos disse...

Sou Disigner, e posso dizer que seus ajustes são completamente profissionais, e até onde acompanho seus trabalhos, todos são formas de estudo e treinamento da profissão de fotografo, que você está cursando.
Então não são fotos de moleque, são trabalhos reais com modelo e tudo mais ^^

Anônimo disse...

^ Estácio: formando profissionais decadentes since 1988

Tanuke disse...

So entrei para comentar que devo ser mt estranho pq achei que as fotos dos ensaios da plumoon ficaram mais bonitas sem PS que com ele.

Sami disse...

arrumando o comentário sobre "pessoas bonitas" vs photoshop: Depende muito da proposta do trabalho!

Olha o amigo "Disigner" formado na Bacharel Tutorials!

http://www.youtube.com/watch?v=ZWQeEi9PGKg

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails