25 julho 2010

Nome Real ou Nick


Vai me dizer que você nunca passou por esse dilema na internet? O que é melhor usar, o meu nome ou um nick de algum personagem ou coisa que eu gosto?

Eu já vinha reparando isso a algum tempo mas nunca achei que escreveria sobre isso, mas de um tempo para cá algumas coisas foram ditas e eu também li mais alguns comentários que acabaram me dando mais forças para fazer esse texto.

No mundo de bloggers, fotógrafos, cosplayers em geral isso sempre foi meio uma dúvida sobre como você será conhecido, aqui no Brasil muita gente parece não se importar das pessoas saberem o seu nome real em um evento ou até mesmo em sites -seja Twitter, Orkut, Facebook, DeviantArt- mas lá fora, principalmente nos países da Ásia, as pessoas que sabem o seu nome verdadeiro são apenas um grupo seleto de amigos reais e os outros e o pessoal da internet acaba sabendo somente o seu nick. É praticamente algo como uma vida dupla, e eu sei que muita gente acha que isso é besteira mas às vezes as pessoas tem vergonha de admitirem que são cosplayers ou que são fãs de Anime e Mangá e que gostam de comprar coisas relacionadas a personagens e outro tipo de coisas por acharem que os amigos não vão entender ou vão deixar de ser seus amigos apenas pelo tipo de coisa que você gosta de consumir.

Outra coisa é que, e essa eu falo por experiência própria, eu sempre fico na dúvida de como chamar as pessoas que eu conheço que usam nick e eventualmente me falam o nome. E eu acabo sempre perguntando já que é melhor do que ficar na dúvida e é engraçado que a maioria prefere ser chamada pelo nick, seja por achar o nome feio ou já ter acostumado. Mas eu admito que certas vezes eu só consigo chamar alguns amigos pelo nome online, como é o caso da Matsuri/Naru.

Então com isso dito eu queria saber qual é a situação de vocês quando o assunto é a sua vida na internet. Você é daqueles que criam a conta usando sempre o nome verdadeiro ou preferem que só um lugar ou outro que tenha informações reais sobre você e que um outro grupo de pessoas acabe só conhecendo você pelo seu alter-ego?

Eu admito que quando eu comecei o blog a coisa que eu menos queria era que as pessoas soubessem quem eu sou, mas depois de um tempo e os anos passando, eu uso o nick mais por formalidade mesmo.

9 comentários:

Bianca Mansur disse...

Tbm já tive essa duvida cruel.

Deixa eu explicar o que pensei. Existe a Bianca Mansur, profissional da area de QSMS e existe a Sunnah Mansur, cosplayer.

No meu ponto de vista é apenas para do mundo externo ter a separação. Não é vergonha de ser cosplayer, é mais para preservar os dois lados. Afinal tenho muito orgulho da minha profissão e do meu hobbie.


Aliais sunnah é tão legal com meu sobrenome... significa Caminho Vitorioso e o meu nome fica Vitória Branca XD

huahuahuau

beijocasss

mr.Poneis disse...

É, a idéia era criar um e-mail com o meu nome Rodrigo Mitome, a questão é, já existia uma conta chamada RodrigoMitome@hotmail.com (aliás o sujeito nunca me respondeu...) aí acabei ficando com mr.poneis (japoneis - ja) mesmo...

Nunca me imaginei como dois sujeitos diferentes (tenho até outros nicks pra esses diversos fóruns da internet, mas participo muito pouco das atividades da net)... mesmo porque sou um sujeito completamente insosso offline...

vc já assistiu Gintama? esse é um que trata de uma forma bem criativa do assunto, se bem que já é até um clichê da animação*... onde aquela persona com um Nick maneiro e feitos notáveis no mundo online acaba sendo um típico otaku conhecido da vizinhança...

até mais ver
mr.poneis

ps.: *vide episódios 34-35 & 121-123

rodhenry disse...

deathy, lele e lelecio.period

lelecio disse...

period é o caralho.
na vida real me chamem pelo nome. mas na internetz pode ser qualquer coisa mesmo.

Anônimo disse...

Uso um orkut nele está o meu nick e várias pessoas me chamando assim. Se as pessoas em off pedem meu orkut, dou ele e ignoro qualquer tipo de comentário. Uso um nick com meu sobrenome verdadeiro. Não vou deixar de usar meu nick lá ou em qualquer lugar: amo/me identifico com seu significado (é uma deusa nordica), fala muito mais sobre mim do que o meu nome.

Sem falar que não tem nada mais fofo do que amigos proximos criando formas próprias de te chamarem (tipo H-kun, pela complexidade do meu sobrenome que é russo).

sami disse...

minha mãe tinha até comentado sobre usar as iniciais do nome,nome composto e sobrenome (seria tipo um "jedai" oh~)
mas eu prefiro o nick, não me sinto muito a vontade com o meu nome...Ué, só porque está no rg não significa que as pessoas não possam me chamar por um nome e automaticamente eu fico conhecida por esse nome, tipo..."pernas de palitinho", "hashi ambulante", "perna de bambu", "perna de bambi" e "perna de pedaço de carne do Sol" ;D

Anônimo disse...

O problema é que depois de um tempo os amigos que você conhece on começam a querer te chamar pelo nome em off por se sentirem mais intimos (ao menos acontece MUITO DEMAIS E DE FORMA ALUCINANTE COMIGO).

Thel disse...

eu uso meu nick da vida real XD

odeio meu nome ¬¬ fato, e meu antigo nick da net, p/ mim pelo menos, não faz mais sentido.

eu até que tentei arrumar um novo, mas já desisti XD

Fellipe disse...

Já tive muitos apelidos, e me orgulhei de todos eles.
Em alguns meios, estes apelidos se mantêm até os dias de hoje.

Fato que circulo por grupos com afinidades distintas e distantes. Logo, cada um destes apelidos só vale para um certo número bem pequeno de pessoas, onde arrumou seu significado por um determinado contexto.

Tenho um nome bem comum, e por isso sou fã de apelidos, pois ajudam na diferenciação.
De uns tempos para cá, no entanto, venho tentado ser lembrado entre tantos Fellipes apenas como eu mesmo...e não tem dado muito certo!

Em se tratando de Brasil, e mais especificamente de Rio de Janeiro, colocar apelidos remonta a uma tradição angolana, em que as pessoas possuem dois nomes. Um deles, como um apelido, só a família sabe e compreende o significado.

Acho que nos diferenciamos aí dos asiáticos, cujo intuito principal do nick name parece ser, em poucas palavras, esconder-se!

De alguma forma, a discussão sempre remonta a um ponto que já é bem batido: revelar ou não que se é cosplayer/otaku/nerd/geek/comafinidadesdiferentesdamaioria?

Olha, enquanto os próprios entusiastas pensarem minimamente que isto "não é normal", fica difícil querer que os outros não pensem o mesmo.


EXEMPLO:
Geralmente é comum apelar os rumos das acaloradas discussões para o gasto de dinheiro com "coisas desnecessárias".

Oras, no Maraca pode-se pagar até mais de R$ 100,00 para se assistir (E somente assistir) a uma partida de 90 minutos. Ao todo, você fica umas três ou quatro horas fora de casa.
Já num evento, paga-se R$ 15,00 para ver diferentes atrações (E até participar de muitas delas) por mais de seis horas. Contando o tempo de deslocamento, pode-se ficar mais de dez horas fora de casa...por "apenas" R$ 15,00.

Visto pelo viés do "custo/benefício", parece que ir a eventos é "mais normal"!
E garanto que em outras tantas perspectivas será bem mais normal do que muitas outras coisas assim chamadas.


Aí fica a pergunta do post (Reformulada): por que se "esconder" atrás de um nick?

Bem, estendi-me, saí um pouco do assunto, e posso até me perder entre excessos de palavras. Vou encerrando por aqui, e deixando assinado com o meu nome, pois está difícil arrumar um apelido que sirva para tudo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails