15 março 2010

Sobre o que Falar no Futuro


Bem, depois de mais de 1500 posts e mais de 3 anos falando sobre os mais variados e bizarros assuntos possíveis e imagináveis que o meu cérebro consegue pensar sobre aquele planeta que fica do outro lado do mundo, o Japão, eu cheguei a um impasse sobre o que falar, ou melhor, sobre o que vale a pena escrever ainda.

Nesses anos aqui eu já desci todos os degraus de bizarrices orientais e também já fui ao topo com alguns posts do qual eu tenho orgulho de ter escrito. Mas fica sempre essa vontade de querer continuar a escrever mas infelizmente eu não consigo pensar em nada que realmente me de aquela sensação de que o que eu estou escrevendo vai fazer a diferença.

Não, esse não é mais um daqueles posts de despedida, já que eu irei utilizar o blog até o dia que acabar o espaço a qual eu tenho direito, então não se preocupem, eu ainda devo durar uns belos 2 ou 3 anos ainda aqui, não vão se ver livres de mim.

Voltando, os poucos assuntos que eu ainda realmente me interesso são sobre Cosplays e Figures, mas mesmo assim eles sempre tiveram a sua cota básica de posts querendo ou não. E eles sempre estarão presentes no blog, seja com as minhas fotos de cosplay e/ou figures ou então com algum post sobre a kipi, ou quem seja lá do outro mundo. E as figures sempre tem um ou outro post mensal sobre algum preview que anunciam, então nessas duas áreas não tem problema.


Na parte de anime, a cada temporada que passa eu falo sobre os primeiros episódios mas depois deles eu acabo só assistindo uma ou duas séries que realmente me agradam, tanto que atualmente as únicas que eu assisto fielmente toda semana sem deixar acumular são Kimi ni Todoke e Durarara!! e mais nada, o resto eu vejo quando sobra tempo.

Tem Doramas, esses eu até gostaria de começar a falar, principalmente os Koreanos. Mas eu acho que tem blogs melhores por ai que são mais atualizados e sabem mais sobre o assunto do que eu, mas ainda assim é capaz de eu começar a escrever alguns pequenos reviews sobre eles, assim como eu fiz com o Soul recentemente. É bem capaz que eu escreva algo sobre o Witch Yoo-Hee assim que eu terminar de ver a série, Han Ga In é amor mesmo ela sendo uma mulher muito sacana.

Saindo do reino de coisas boas, tem os posts Ecchi que talvez seria a maneira mais fácil de atrair algum público, mas eu acho que eu não preciso e nem quero ver um monte de gente caindo aqui só por causa de post H e depois reclamarem, eu prefiro manter os posts de desenhistas aqui e ali que é algo mais simples, isso sem contar também os eventuais posts de 6 em 6 meses sobre os doujinshis da Comiket.

Por último mas não menos importante, são os posts de reviews de Artbook e de OSTs, mas esses são mais complicados, principalmente o primeiro já que eu gostaria de fazer review somente de artbooks que eu tivesse fisicamente e já o review de OST é complicado por eu não ter nenhuma noção musical, então é sempre algo pessoal e sem nenhuma base profissional ou conhecimento da área.


E com isso eu fecho o meu nicho básico, e é por isso que eu venho pensando no que escrever, algo que volte a me dar prazer mas que ainda esteja ligado a cultura japonesa de alguma forma. Eu cheguei a pensar em começar a fazer alguns eventuais posts sobre moda oriental, mas ainda não sei como e nem se eu tenho o conhecimento necessário pra sequer começar a falar besteiras sobre o assunto. Outra opção seria falar mais sobre fotografia e fotógrafos orientais que tem geralmente uma visão mais alternativa, na falta de uma palavra melhor, do que os fotógrafos ocidentais. Lógico que isso englobaria tanto gente que fotografa cosplay, como pessoas que trabalham no mercado e que eu admiro demais o trabalho, incluindo os fotógrafos que me fizeram cair de cabeça nesse ramo.

E a última opção, que é a que NÃO irá acontecer, seria de eu fazer alguns posts pessoais sobre dia-a-dia ou semana-a-semana, algo que agradaria o povo que sempre leu as coisas aqui e não sabe nada de nada do que se passa no meus dias, mas essa opção eu descartei desde o começo, afinal ninguém gostaria de ler um post aonde só tem um ou duas linhas.

Então basicamente eu preciso de uma espécie de feedback de quem lê isso aqui, queria saber o que deveria ter mais atenção e eventuais mais posts aqui, se estiver tudo legal do jeito como já está, já é uma opinião também, mas comentem. Não tenham vergonha.

E por último, e essa aqui é um desabafo, eu fiquei desapontado com o pessoal que disse que iria postar os vídeos do desafio e se diziam super empolgadas e na hora deram pra trás. Eu ainda vou tentar mais uma vez esse mês ainda ou no próximo, mas se não der certo eu deixo essa idéia de lado e sigo em frente.

7 comentários:

:: Luthy Lothlorien :: disse...

Post filosófico em partes rsrsrsrsrs...

Vejamos, você meio que me lembrou a mim mesma no final de 2006, quando eu estava completando a faculdade. Houve um adiantamento de data para a entrega da monografia, do dia 18 de Dezembro (prazo da entrega e apresentação) para 8 de Novembro! Olga que agradável!! Aí eu entrei em pânico e não sabia o que escrever. Passei 20 horas D I R E T O sentada na frente do PC e concluí a maldita! Hueheuehueheueheuehue...
Mas claro, você não vai ficar 20 horas sentado na frente do seu PC pensando no que escrever ainda porque isso aqui é um blog onde você escreve coisas que te agradam e que você gosta de dividir com as pessoas que aqui te visitam, não uma monografia formal com todo o inferno a que isso tem direito.

Bom, páre um pouco, pense... É sempre bom pensar bastante antes de escrever, e é legal da sua parte não entrar em assuntos que você desconhece so pra ter mais coisas a postar no blog, mostra o seu nível de preocupação com o que as pessoas vêem aqui.

Muito legal essa parte do post de ser meio enquete, pois as pessoas postam o que acham que devem ver aqui, e você, por sua vez, produzirá posts que agradam ao que pediram. Show de bola *-*... Essa preocupação com os leitores não é algo visto em todo lugar.

Como professora (chata) de Português, o que eu te aconselho 100% a você fazer é ler... leia MUITO!! Leis TUDO!! Sério, até bula de remédio, nunca se sabe quando aquele conhecimento será necessário! Hehehehehehehehe...
Mas é, a gente que é otaku com acesso a Internet e seus inúmeros fansubers qe traduzem os animes, nos mal acostumamos vendo o anime, porque tem a musica, a voz, os movimentos, ai nos esquecemos de ler o mangá. É triste isso, porque o exercício da leitura fica de lado... Eu prefiro SEMPRE ler o mangá antes e depois ir pro anime. O anime se torna um complemento, pra eu ver na prática aquilo que eu imaginei enquanto lia. Acho que tenho disso desde que era pequena, quando li O Senhor Dos Anéis e imaginava aquilo tudo em movimento e só em 2001 que eu pude ver tudo aquilo em forma de filme, animado. Talvez se você ler mais um pouco, seja livro, mangá, bula de remédio, rótulo de produtos e sabe mais o quê, as idéias fluam melhor para você ter o qie escrever.

Porque isso é regra: quem lê mais sabe mais o que escrever! Regra universalíssima! Então, além de querer saber o que o povo tá afim de encontrar quando entra no TSUNDERE, leia mais e com certeza escreverá melhor! Procure saber sobre a moda oriental, mais modos de entretenimento e vida por lá, e isso, claro, lendo, ai você terá boas idéias pra escrever sobre esses assuntos que, eu pelo menos, ADORARIA ver por aqui!! Aqueles editoriais de moda fodas que têm nas revistas de lá, a maneira nada "comum" que as meninas se vestem, a vaidade de lá que é diferente daqui (lembra da nossa conversa sobre as unhas super extravagantes das japas? hehehehe), e por aí vai...

Desde já te desejo boa sorte no que escrever futuramente aqui no Tsundere, e, se depender dos seus leitores, o blog só fechará quando o dono for levado pelo Shinigami (poético, non? Huahauahauahauahaua)

Beijão, Huguin, e ânimo! Seja brasileiro, não desista nunca =D

mr.Poneis disse...

Games podem ser uma boa... Será que no japão ainda é possível encontrar games que embora longe do grande público apresentem bom conteúdo?

Eu ainda não consegui averiguar o blog todo... (♪~ [assovio]) 1500 posts... Então não sei se vocês já tentaram algo do tipo. Você acha que posts sobre Voice Actors/ Seiyuus/ Dubladores rendem algo? Algo como, aqueles casos de dois personagens que são tão diferentes que você nem consegue acreditar que tem a mesma seiyuu?

Talvez mais coisas Brasil x Japão... Inicitivas promissoras do mercado nacional...

Talvez uma parceria com o Wall no Sekai... peraí isso vocês já tem...

Eu sugeriria com algum dos meus blogs, mas eu não sou lá tão responsável sabe

O que mais...

- Reviews de Manga...
- Midia Social...
- Muito interessantes estes post de aniversário que saíram recentemente.
- Light Novels
- Mais coisas sobre cultura, talvez folclore

Fiquei sem idéias...

A Maioria são coisas sobre as quais eu gostaria de escrever, se eu soubesse...

Conjecturações demais

até mais ver
mr.poneis

Anônimo disse...

Tenho a impressão que já falei isso mil vezes mas vou repetir: comente sobre os animes/mangas que você ESTÁ lendo e assistindo (apenas esses que você gosta, não tem necessidade de se obrigar a ver outros). Antes que responda um "mas tem blogs melhores que isso e": FODA-SE. NÃO acho eles melhores, além disso se entro no tsundere é porque que gosto de ler a opinião do Hugo, a não deles, duh u_u

Eu amaria ver mais posts falando sobre tipos de personagens, explicando termos otakus que eles usam, falando sobre ilustradores [não necessariamente H] e queria que você desse nota aos figures! Você poderia fazer um post com seu top de personagens favoritos, explicando o porque de cada um SEM ESSA DE "ESSA É FULANINHA DO ANIME FULANO, NEM PRECISO FALAR O MOTIVO DELA ESTAR EM X POSIÇÃO JÁ QUE FULANINHA É FODA", o que irrita profundamente minha pequena alminha stalker.

Porém sinceramente não tenho interesse em moda/fotografos japoneses e nem acho que isso combina com um blog chamado Tsundere [que me lembra coisas otakus], mas poste o que quiser, mesmo. Eu também não tenho o mínimo interesse pelas entrevistas de cosplay [todas elas falam as mesmas coisas só que com palavras diferentes, FATO], mas sei que tem gente que curte e nem por isso vou deixar de visitar o tsundere: eu leio seu blog faz tanto tempo e foi aqui que aprendi sobre o universo otaku [que eu ADORO apesar de não suportar os otakus de evento daqui] e de brinde, aprendi um pouco sobre eu mesma [já que a existência do termo tsundere me ajudou a entender algumas das minhas atitudes, as vezes]. Ah, demorou tanto tempo pra eu começar a ter coragem de comentar em anônimo... Não que eu tenha vergonha de ser quem sou (adoro a minha opinião forte/escrota sobre as coisas), mas você iria acabar entendendo errado minha admiração (ou iria pouco se fuder pra ela?) e como não tenho interesse em esconde-la, prefiro assim.


Errr ENFIM, VOLTANDO AO QUE INTERESSA (nossa, meu comentario tá ficando enorme, digno de Luthy): eu não acho que tem um bom blog EM PORTUGUÊS sobre as coisas que eu citei [Sankaku Complex + Random Curiosity + opinião do hugo = s2]. E EU VOU FAZER O VIDEO e você vai me amar cantando not. Só tenho mais uma coisa pra comentar: cadê o post sobre o show/dia da miku ?!

Anônimo disse...

Que vergnha do meu post enorme, graças a Deus comento em anônimo *facepalm*

Anônimo disse...

bom, sendo seu amigo (virtual) a varios anos confesso que entro aqui mais pra ver sua opiniao sobre japa stuff mesmo. posts sobre como foi sua semana e etc. tambem interessaria, mas provavelmente soh a quem conhece vc mesmo. acho que isso depende do objetivo do blog, se eh pra fazer um resumo da sua vida pessoal e interagir com pessoas que vc conhece, ou fazer uma enciclopedia sobre japa stuff pro bono publico. eu sinceramente acho que blog existe pra vc falar sua opiniao sobre qq assunto que te interessa. claro que nem tudo vai agradar a todos e vc estara sujeito a criticas, mas eh assim que as coisas funcionam. se a pessoa nao gosta de fotografos, pode simplesmente pular o post, como disse a stalker-san.
EXEMPLO: qdo entro no danny choo eu vou direto em categories->japan, só pra ver fotos das cidades, comidas, moças japas e algumas curiosidades sobre o japao. tenho 0 interesse em figures e etc. o sistema dele de colocar os post em categorias eh excelente. se o seu blog abordar assuntos muito diferentes, provavelmente os leitores soh vao se interessar em um deles e esse sistema de la eh mais pratico que tags. claro, isso so funciona tambem pq o site dele eh enorme e tem muitas atualizacoes.
talvez o jeito mais facil de arrumar um fan-base é escolher um só assunto e falar sobre ele apenas, com bastante atualizacoes, mas isso provavelmente nao te agrada.
finalizando... qual era a pergunta mesmo?

ass: indy ana jones

David disse...

Olá, Post legal... É quase uma enquete...

Então, acho que o blog está mto bom. Tem mta informação, tem cosplay, tem fotos, tem review de animes e tem a opinião da pessoa que o escreve (diga-se de passagem uma opinião interessante). Das opções que vc colocou pra mim a que menos interessa é a Fotografia, pois sou um completo ignóbil e não to afim de virar um entendido no assunto... Acho tbm que posts mais pessoais sobre o autor são de pouca valia (pra mim que nunca o vi mais gordo). Eu particularmente me interesso mto pelo "Behind the scenes" dos animes, quem fez o que, pq fez e/ou pq deixou de fazer... (vide o caso do endless eight do Suzumiya Haruhi).

Uma coisa que eu sempre me interessei foram pelos Seyus (Houve uma epoca que eu tinha até um Dream team Seyu... ahuhauhaa) mas hj em dia esse tipo de informação é dificil de encontrar...

No mais, continue do jeito que vc está, gosto da maneira que vc expõe suas ideias e justamente por isso esse é o unico blog sobre cultura japonesa (já que definitivamente o blog não fica só no eixo anime - manga) que eu tenho o prazer de acompanhar.

xD

qnto ao desafio proposto...

Eu canto MTO mal...

Alem de ser Feio pra Porra...

uahuauhuhauhauhauahuahauha

xD

Matsuri disse...

...Os comentários acima foram tão grandes que eu fico até sem graça de comentar XD

Bom, teve uma época que eu realmente achava que estava faltando algo no blog, mas acredito que agora essa fase está passando e já tem posts bem interessantes. Os últimos por exemplo, como a enquete sobre o blog, post sobre música e ainda um top 10 (com direito até a vídeo! Amei o da Shiki, so badass).
Portanto, continue assim, variando temas, que vc chega longe 8D (falei igual a uma tia)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails