29 novembro 2009

Cool Japan

(Um texto mais formal pra provar que apesar de tudo eu sei escrever e post recheado de fotos, então cuidado! E todas as fotos sem absolutamente nenhum PS, já que eu fui lá como fotojornalista.)


Ontem (28) foi realizado na Academia Brasileira de Letras (ABL) o evento inaugural no Rio de Janeiro sobre a cultura pop japonesa.

O evento conta com a exposição “Dreamland: Uma Pequena Viagem ao Animê e Mangá” que traz diretamente do Japão painéis sobre os principais Animês.


Mas a atração -ou uma delas- foi a palestra do senhor Takamasa Sakurai. Pesquisador de Cultura Pop e Produtor Japonês de Animê.

Durante a palestra ele falou sobre os principais aspectos da animação japonesa, sobre como são feito os quadros de animação e como apesar de o necessário serem 24 quadros por segundo para se ter uma cena animada, na grande maioria das vezes só são feitos 8 quadros que já é o necessário para o olho do ser humano detectar o movimento.

As principais partes da palestra não puderam ser fotografadas ou filmadas, inclusive pela própria organização do evento, já que nessa hora o senhor Takamasa Sakurai exibiu projetos que ainda estão em andamento e vídeos que ele mesmo tem feito em computação gráfica para serem usados no futuro. Foi um dos pontos mais emocionantes de toda a palestra já que ele exibiu praticamente todo o processo de construção de uma animação em computação gráfica, desde o começo com os objetos deslocados e sem sentido, o começo do processo de junção de objetos, cenários e pessoas até o clipe final com tudo já pronto e o acréscimo da trilha sonora.


E na parte de trilha sonora, ele focou bastante falando que uma animação ou qualquer outra mídia visual que não tenha uma boa trilha sonora, acaba perdendo muito do seu apelo e que músicas bem escolhidas podem fazer toda a diferença em uma cena ou uma clipe musical.


E com isso terminava a palestra do senhor Takamasa Sukurai, e entrou em cena a embaixadora kawaii do Japão. A senhorita Misako Aoki.

No palco ela explicou que era uma grande honra poder ser alguém que representava a cultura pop japonesa e que estava muito feliz de poder conhecer o Brasil, mas que usar roupas de lolita em plena praia de Copacabana (aonde ela gravou uma matéria para a TV Globo) foi uma das coisas mais difíceis que ela já fez. E que, e aqui eu cito a própria Misako Aoki: "Usar essas roupas -de lolita- em Copacabana é muito difícil, tive que me concentrar muito pra não suar! E fiquei pensando que não poderia deixar a minha maquiagem se desfazer de maneira nenhuma, foi muito complicado!” Uma pequena curiosidade, na semana anterior a eles virem para o Rio de Janeiro, os dois estavam na Rússia enfrentando temperaturas abaixo de 0ºC e não viam a hora de ver um pouco de sol.


Depois de um pequeno discurso de agradecimento, foi iniciado o desfile de moda lolita com algumas meninas mostrando as roupas que elas haviam feito (algumas delas) especialmente para o evento.

Depois do desfile das meninas, veio uma pequena apresentação de alguns cosplayers e a apresentação da dupla campeã do World Cosplay Summit de 2006. Os irmãos Mônica e Mauricio Somenzari fizeram a sua apresentação do Animê Angel Sanctuary.

O evento finalizou com a senhorita Celina de Farias -cordenadora do curso de Design de Moda da Estácio- agradecendo a todo o público presente que lotou o auditório e depois a senhorita Misaki Aoki também disse que a impressão que ela teve do Brasil foi excelente e que ela estaria de volta ano que vem, dessa vez mais preparada para o calor.

E agora chega de texto e eu deixo as fotos falarem e fazerem todas as honras.

12 comentários:

Kendier disse...

Eu vi ela em Botafogo ontem. Ela estava (vestida a carater) em frente a um restaurante japonês (que não lembro o nome mas fica perto da Casa & Vídeo) ontem.

Apesar de eu saber falar japonês não fui conversar com ela por um simples motivo: tinha andado a beça e eu estava com uma catinga de suor que até mataria mosca... =.=" Mas ela é graciosa normalmente mesmo e não só nas entrevistas porque ela estava bem tranquila em frente ao restaurante.

Fellipe disse...

Minha esposa!
Minha esposa!

Ela se foi.
Oh! O que será de mim?

Por que a vida é tão injusta?


Ok, ok! Isso é um neo drama Shakespeareano com doses cavalares de cultura emo! Porém, uma coisa é certa: foi muito legal!

phossil disse...

Wow, really good pictures. Meninas as Lolis were really cute

Annie disse...

Oi!!
Fui uma das meninas que participou do desfile, e informo que há um erro no post: o desfile NÃO foi organizado ou teve a participação do Instituto Zuzu Angel '-' não temos qualquer vínculo com a Estácio ^-^

Deathy disse...

@Annie: Valeu pelo aviso e vou dar uma editada básica.

:: Luthy Lothlorien :: disse...

Ñão estive no evento, mas pelas fotos deduzo que foi muito shoe de bola *O*
Quando eu ia nas palestras na ABL na época da faculdade não tinha essa coisa sofisticada de ar-condicionado não, senhor o_o
Ainda bem que teve, se não a japinha loki ia desmantelar no calor... Tadinha, ela toda fechada em Copacabana... Eu sei exatamente o que é o temor de ter a maquiagem derretida pelo calor... Moro no Rio e frequento eventos no América FC... >.<...
Mas eu queria saber essa técnica de concentração dela p~ra não suar XD
E, sobre as fotos, apesar de estarem "sem edição", como fotojornalista tu arrasa também, neguin! *O*
Parabéns pelo ótimo post (hey, ate que vc escreveu bastante nesse =P)

Carol disse...

Fui uma das que o evento foi ótimo!
e o post esta super bem feito ^_^
Misako nos elogiou por fazer o visual corretamente, isso foi um baita orgulho.

Sami disse...

Porque a senhorita Misako não vem para São Paulo? (o calor aqui é menor infernal e nunca se sabe quando chove,venta,congela,faz sol,calor ou forno)
Poxa,que legal o desfile,todas as roupas eu encontro no site "Baby,the stars shine bright"
A única que eu tenho certeza que fez a roupa foi a única gothic lolita daí (está faltando gothic lolita no Brasil,que triste ;-; ...se eu tivesse grana e tempo/paciência para costurar,viraria uma)
Ok Defi,vou fazer um post sobre lolitas quando tiver tempo (ou você me ajuda cabeção,daí eu tiro uma foto autografada do Sano pra você ;D)

Sami disse...

Luuuuthy!
técnica de concentração: deixar a mente em branco e não pensar no calor/ficar no momento débil/sono/baba

plumoon disse...

E ela tah segurando o presente q dei em 3 fotos!(caixinha transparente com fita vermelha) *-* ai meu Deus! Copiei as fotos mto orgulho! vou depois fazer uma pequena "matériazinha" sobre ela no meu blog! ai mto mto apertável!
amei amei ad fotos!
Sério lolitas são sempre mto fofinhas! *_*

bjussssssssssssssss

Pato Supersônico disse...

Queria tanto ter estado lá. Pelas fotos dá para ver que foi coisa de alto nível.

Bem diferente das tosqueiras que são os eventos que estamos acostumados a ver, onde não há nada de realmente interessante para se olhar e para onde o povo vai só para ver os amigos e exibir as fantasias.

Anônimo disse...

what bands are good to see for emo hairstyles?
[url=http://www.emo-hairstyles.info/]emo hair[/url]

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails