08 setembro 2008

Entendendo o Japão -Aula Extra- #5 Vocaloid

Olá classe, eu sei que ninguém gosta de aulas extras mas eu tive que abrir uma pequena exceção já que alguns alunos pediram. Então, o tema que eu havia planejado para ser o de hoje foi adiado para a semana que vem, mas só pra avisar que ninguém acertou por enquanto então continuem tentando, e uma dica é BEM óbvio.

O tema de hoje já deve ser conhecido por alguns e por outros nem tanto. Então acomodem-se e abram seus cadernos para uma pequena aula sobre esse que é um dos melhores softwares de voz disponíveis.

Ao contrário do que muita gente pensa, a série não começou com o Kaito e com a Meiko, mas sim com o Leon e Lola lá na tal da Grã-Bretanha, mas vamos dar uma avançada e começar a falar do que interessa que é a parte japonesa do produto.

Kaito e Meiko foram os primeiros personagens lançados no Japão em Outubro de 2004. A cantora que emprestou a sua voz a Meiko foi a Meiko Haigo, já o Kaito é outra história. Não existe em nenhum lugar algo sobre quem foi a pessoa que deu a sua voz para ele, existem especulações aqui e ali mas prova concreta mesmo não existe.

Kaito - Vip Star


Meiko - Dearest


Mas vamos dar outra pequena avançada de 2004 para 2007 quando a grande revolução começou. A Yamaha anunciou que iria lançar a segunda série do seu criador de músicas, o Vocaloid2. Sua primeira personagem foi a “tal” de Hatsune Miku (初音ミク) e a música que eles usaram para chamar a atenção das pessoas foi a “Ballade” que mostrava o tamanho do potencial que o o Vocaloid2 possuía em relação a primeira versão.

Hatsune Miku - Ballade


O sucesso da Miku foi imediato principalmente no Nico Nico Douga -para quem não conhece é uma espécie de Youtube japonês só que com suas devidas diferenças- e com o primeiro grande fenômeno da Miku. Acho que todos imaginam qual é, certo? Se não, tem o vídeo para relembrar um momento clássico.

Hatchune Miku - levan Polkka


Foi ai também que nasceu o segundo nome para a Hastune, só que agora ela viria a se chamar Hatchune Miku. E isso foi só o começo, hoje em dia não tem uma estimativa correta de quantos vídeos e músicas da Miku tem lançados, mas estimasse que é perto das 200 originais e um sem número de versões de J-Pop e OP/ED de animes.

O ilustrador oficial da Miku é (até onde eu sei) o Kei Garou e um pouco do trabalho dele pode ser conferido no Site Oficial

A Yamaha poderia parar muito bem ai que o sucesso do seu produto já estaria garantido, mas nem 6 meses depois do aparecimento da Miku, eles já haviam anunciado que os irmãos Kagamine Rin/Len (鏡音リン/レン ) e ambos teriam a voz da dubladora Asami Shimoda.

Apesar de serem novos eu ainda não consegui me acostumar aos irmãos, eles ainda estão em último na minha lista de preferência de todos os personagens lançados até agora e se me pedissem para citar UMA música boa com eles eu provavelmente não conseguiria.

Kagamine Rin/Len - shangri-la


E... prometo que já estamos acabando pessoal. Por último e mais recentemente foi lançado o Kamui Gakupo (神威がくぽ), ou Gakupoid para os íntimos. Como vocês já devem ter assimilado, ele tem como voz o cantor/ator/dublador/seiláoque Gackt.

Illustrado pelo conhecido Kentarou Miura (Berserk), ele foi lançado em Julho e aos poucos vem ganhando bastante popularidade no Nico Nico Douga, principalmente pelo fato do pessoal já começar a fazer duetos dele com o Rin. Futuros doujinshis para os fãs de shounen-ai/yaoi?

Kamui Gakupo - Butterfly


Com isso terminamos essa aula extra. Eu posso ter o orgulho de dizer que acompanhei toda a ascensão da Miku desde os primórdios e era sempre legal ver vídeos novos saindo a cada dia, mas por mais que eu adore todos não dá para sobreviver só ouvindo aos Vocaloids, é até estranho quando você passa um tempo só ouvindo eles cantarem e depois ouve alguma música normal, você nota que ainda falta muito para que eles consigam chegar no nível humano mas ainda assim é incrível como graças a esse pequeno software, várias pessoas que queriam se expressar e não tinham talento ou uma banda ou o que seja, conseguiram fazer isso através dos personagens da série.

Eu ainda estou esperando que alguém lance alguma música cantada em Português pela Miku ou qual personagem que seja, apenas para ver como seria eles falando a nossa língua. Claro que não deve ficar uma maravilha, mas seria interessante. E antes de nos despedirmos, qual é o personagem favorito da série de vocês?

E dois vídeos bônus para terminar. Esses são da série "nunca-vou-saber-quem-fez-mas-e-daí?-





Não se esqueça de ler os artigos anteriores, caso você já não tenha lido.

Entendendo o Japão #1 Hentai VS Ecchi
Entendendo o Japão #2 Hadaka Apron
Entendendo o Japão #3 Zettai Ryouiki
Entendendo o Japão #4 Tsurupettan

3 comentários:

Rekka disse...

MEU. DEUS. acho que eu nunca vi algo computadamente TÃO gay quanto esse vocaloid/gackt. HUAHEUIAHEUEUIAEHAEUAUEHE
mas gostei do post, pq nem da yamaha eu sabia que era. 8D

nanda disse...

uau, nunca ouvi falar nisso. como tem coisas estranhas nesse mundo o_O''

Nyuuu~ disse...

Próximo post seria sobre tsunderes? xD

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails