23 setembro 2008

Entendendo o Japão #7 MOE

Tá ai um assunto que é tão complicado de se abordar quanto o Tsundere e provavelmente é o pior de se explicar já que ele varia de pessoa para pessoa já que cada um tem seu próprio gosto e preferências quando consideram algo que seja Moe.


Em uma definição mais superficial Moe e menos ao pé da letra seriam características das personagens que você considera atraente. Pode ser o jeito de falar, o modo que ela sempre fica corada ao falar, o jeito dela se portar diante dos outros e muito mais. Quem assistiu ao Densha Otoko vai se lembrar de um dos amigos do Yamada sentia atração por tornozelos e para ele mulheres com tornozelos bonitos eram Moe, claro que é um pouco forçado mas é mais ou menos uma espécie de tara mas sem a parte sexual, seria mais uma admiração. O que vocês consideram Moe, tanto em 2D quanto em 3D? Pra mim em 2D nada vence quando alguma garota fica corada quando recebe algum elogio ou fica sem graça e em 3D é uma nuca bonita (quem disse que o cara do tornozelo era esquisito?).


Agora voltando a palavra, a origem da palavra Moe (萌え) não é 100% exata, alguns acham que vem do Sailor Moon e outros acham que vem da palavra Moeru (燃える) que significa queimar e daí toda a paixão por um tipo de coisa.


A exploração de elementos Moe vem crescendo demais a cada ano que se passa, chegando a ficar banal em certas partes, ao ponto de colocarem desenhos com visual extremamente chamativo e fofo em coisas como comida, água, impressoras e o que mais vier pela frente já que algumas empresas acham que os Otakus compram qualquer coisa que tiver alguma ilustração de uma garota fofinha estampada. Apesar das empresas não estarem completamente erradas em tentar vender seus produtos para uma parte específica da população, eu acho que isso é forçação demais de barra, sem contar que deixa as coisas mais banais.

Mas claro que não existe somente coisas ruins, revistas como a Dengeki Moeoh se dedicam a mostrar em suas páginas mensalmente dezenas de personagens com diversas características Moe e ainda fazer um Top 10 com os melhores personagens. E falando nisso vamos a outra pergunta, qual personagem você escolheria como o mais Moe de todos? Pode ser de anime, jogo, internet, mangá e o que mais for ilustrado. A minha escolha vocês podem ver na imagem abaixo.

LOL Brincadeira!

Em 2002 as coisas começaram realmente a mudar de figura com a criação do maior torneio de todos os tempos, o Saimoe. Criado para decidir quem entre todas as personagens femininas seria a mais Moe de todas, o número de participantes varia mas geralmente o número é por volta de 200 personagens no começo que vão diariamente sendo eliminadas com os votos do público, que por sinal tem o péssimo hábito de descartar certas personagens logo no primeiro round do campeonato.


Apesar de eu ter dito no começo que Moe é algo complicado nós já estamos nos aproximando do final e vocês notaram que pouco se foi dito e eu explico o motivo. Moe é algo que não dá para ser explicado com palavras, é difícil e complexo, no fim é algo que você tem que sentir e não ler para entender.


E surpreendendo a todos (inclusive a mim) encerramos mais essa pequena porém construtiva -visualmente- aula e com isso quase todos os assuntos importantes já foram tratados, faltando apenas um agora. Eu sei que ainda tem uma grande quantidade de coisas mas nenhuma delas precisa de muita explicação como Nekomimi e variações, Oppai, BL, Meganeko, Oshiri e muitos outros que são explicáveis em um ou dois parágrafos. Mas isso não quer dizer que a série de posts desse tipo acabaram, é provável que mas tarde eles voltem com temas mais obscuros da sub-cultura japonesa.


Variando algo costumeiro, quem chegou agora e tá pegando já a sétima aula, favor ler os posts anteriores para que com isso a sua “cultura” praticamente triplique.

Como de costume, não esqueçam de ler (para quem chegou atrasado) as aulas anteriores.

Entendendo o Japão #1 Hentai VS Ecchi
Entendendo o Japão #2 Hadaka Apron
Entendendo o Japão #3 Zettai Ryouiki
Entendendo o Japão #4 Tsurupettan
Entendendo o Japão -Aula Extra- #5 Vocaloid
Entendendo o Japão #6 Tsundere

6 comentários:

Gabe~ disse...

Eu pensei, pensei e pensei, e ainda não sei uma característica que seja moe pra mim. u.u'
E mesmo no Saimoe e não sei pra quem torcer, são tantas que eu gosto. i.i

Derê disse...

Massa essa aula, primeira vez q tinha visto o termo moe axu q foi no densha otoko, pelo Matsunaga, o amigo do Yamada!

top 5 moe:
Myako - Ef - A tale of Memories
Mikan - To Love-Ru
Simca - Air Gear
Mizore - Rosario to Vampire
MIsuzu - Air

Rekka disse...

MOEEEEEE~~~~~~

Por algum motivo eu acho personagens dubbed by mamiko noto ou qualquer um com aquele tipo de voz muito moe :( sei lá, é tão bonitinho, dá vontade de dar omochi kaeri!!!111

e não sei, mas tenho aversão a personagens moeblob, tipo mikuru :( sei lá, parece tão forçado que ninguem pensa AI QUE FOFINHA ^-^, só os otacos japoneses satânicos...

e minha personagem moe (só levando moe pelo sentido "bonitinha e fofinha", pra não complicar as coisas HUAIEHIUAUHEIHE) preferida é a Shiori, de kanon :( ela owna demais..

E PORRA A RIKA PERDEU O SAI MOE POR DOIS VOTOS, eu mato esses elevens. (só pq a final ia dar Rika x Fate HAMHAMHAM)

Hideki disse...

Nodoka de Negima é a mais moe para mim *-*

Deathy disse...

@Gabe~: Bem-vinda ao grupo.^^;

@Derê: Pô, quase que você faz um combo de 5 moe com a letra M. XD

@Rekka: Você não pode culpar só os japas, ainda mais que o saimoe é aberto pra todos votarem *vota sempre que lembra*

@Hideki: Como eu não conheço ninguém do Neguima!? eu vou ter que pesquisar quem é essa ai.^^

Akira disse...

Mikuru, Suzumiya Haruhi No Yuutsu!! Ninguém super aquela moe master!!!
pergunta pra Konata do Lucky Star, ela diria o mesmo!! ^-^v

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails