15 setembro 2008

Entendendo o Japão #6 Tsundere

Primeiramente eu vou parabenizar a Nyuuu~ por ter descoberto qual seria o próximo assunto a ser tratado, claro que as outras opções que o pessoal falou eu acabei anotando para ver se vale a pena fazer no futuro.


E agora podemos começar outra aula, meninos, meninas e traps tomem seus lugares e vamos começar mais uma viagem... digo, aula. Mas essa eu prometo ser curta já que não há muito o que dizer que todos não saibam.

Antes de mais nada, para os que acham que eu sou um grande entendedor do assunto vocês estão completamente enganados, eu demorei bastante até saber que existia uma classe para as garotas com esse tipo de personalidade e só bem depois que eu fui pesquisar sobre isso. O blog leva o nome desse tipo de atributo feminino por eu achar que elas são as personagens mais interessantes em alguns animes e muitas vezes acabam roubando a cena, isso quando já não são a personagem principal.

Acho que foi em 2002 ou 2003 que eu ouvi pela primeira vez a palavra e não fazia idéia de que mais tarde eu ia gostar tanto assim desse tipo de personagem. Eu lembro que quando eu ouvi a primeira vez foi no mIRC e eu fiquei tipo “WTF IZZ TAHT?!?!/1/1” e acabei indo pesquisar mas não dei muita importância, eu só comecei a me interessar mesmo quando o Suzumiya Haruhi no Yuutsu e o Shakugan no Shana começaram a ser exibidos, sempre tinha discussões se a Haruhi era tsundere ou não e os motivos de cada um à favor ou contra. Nessa época o blog ainda era conhecido pelo seu nome de batismo “loli'cious” o que era apesar de um bom nome, era grande e complicado de escrever e depois de pensar em algo fácil e que todos que gostassem de sub-cultura Japonesa pudessem lembrar que surgiu o “Tsundere”, então se você achava que tinha uma razão mística ou algo do tipo por trás do nome, acho que eu acabei de despedaçar o seu sonho.^^;


Voltando ao Tsundere (ツンデレ), foi mais uma palavra que surgiu graças a internet fazendo a junção de duas palavras. Tsuntsun (ツンツン) e Deredere (デレデレ). Uma tradução simples para cada uma delas seria 'distante' para o tsuntsun e 'apaixonada' para o deredere. Por isso que 110% das vezes que alguma personagem tsundere recebe um elogio ela não sabe reagir a isso e ou acaba batendo no personagem que fez a confissão ou fazendo algo que depois se arrepende amargamente, a menos que seja o episódio final. Tsunderekko (ツンデレっ娘) é o nome correto para se chamar as garotas que tem uma personalidade de tsundere.


Desde o começo dos animes com harém parece que é necessário uma garota com esse tipo de comportamento, mas hoje em dia parece que se o anime que tem até três garotas no elenco uma delas com certeza será a tsundere. É só olhar para os que vêem saindo como Pantsu Witches (Strike Witches), Boobsrei (Sekirei) e lógico o Ikkitousen Oppai Guardians (Ikkitousen Great Guardians) e a lista poderia continuar infinitamente mas meus trocadilhos espertos estão limitados a três por post então eu já gastei a cota de hoje.

Segundo a wikipedia a tsundere mais antiga de que se tem notícia é a Sayaka Yumi do Mazinger Z, mas eu não faço idéia de quem é ela e a primeira tsundere que eu lembro e que sempre ficará na memória é a Asuka Langley Soryu, na época que eu assisti Evangelion (num aparelho bem antigo chamado VHS) eu fiquei até um pouco chocado em como ela chagava a ser brutal no comportamento e nas ações dela e o pobre eu achava que isso era algo que eu nunca mais veria.

Só para questão de comentário, tsunderes como Asuka, Sonozaki Shion e a Fuyou Kaede se encaixam em outra categoria que são as Yandere (ヤンデレ), que assim como o tsundere é a junção de duas palavras, a Yanderu (病んでる), que significa estar doente e Deredere (デレデレ). Yandere são as personagens que podem ser boazinhas e conforme as coisas vão progredindo elas começam a ficar cada vez mais violentas ao ponto de machucar seriamente a pessoa que ela no começo amava. As que mais dá para notar esse tipo de personalidade são a Shion do Higurashi, que ao ter as duas pessoas que ela amava, Satoshi e depois a sua irmã, acaba enlouquecendo e começa a matar brutalmente todos que tem alguma relação com a sua irmã, incluindo a própria avó; no jogo apesar de Keiichi ter inicialmente sobrevivido aos ataques da Shion ele acaba morrendo no hospital. E a Kaede por ser sempre rejeitada e posto em segundo plano pelo Rin.


Ainda em subcategorias, também tem uma que é recente que é a variação do yandere, que é a Yangire (ヤンギレ), que junta as palavras Yanderu e Kire (切れ) que significa cortar ou enlouquecer. Esse tipo de personalidade seria a mais brutal de todas, diferente da Yandere que se torna violenta por causa da pessoa que ela ama, a Yangire surta do nada e começa a matar ou machucar pessoas que não tem nada a ver. A personagem mais famosa e que possui essa personalidade é a Ryuuguu Rena novamente do Higurashi que enlouquece completamente em um dos arcos da primeira temporada e não, não vou citar a Kotonoha do School Days.

E aproveitando a deixa, qual seria a tsundere/yandere/yangire preferida de vocês? Garotas podem votar em um personagem masculino se preferirem. Se eu tivesse que escolher uma entre todas as existentes seria complicado mas eu votaria na Tohno Akiha. E olha que eu tive que descartar concorrentes de peso como a Asuka, Sheryl, Kaoru, Rin e todas as personagens da Kugiyama Rie. Tá eu sei que a Akiha para alguns pode não contar como uma tsundere real já que ela Ojou-sama e assim como a Sanzenin Nagi foi criada com mordomias e por isso acaba tratando os outros com um pouco de arrogância, mas vendo as reações dela ao lado do Shiki não tem como não ter certeza que ela é tsundere.


Para os que acham que tsundere na vida real não daria certo, eu assino em baixo. O clipe abaixo é de um cosplay café com temática só de tsunderes (lembrando que cosplay café e maid café são diferentes).



Quem se lembrou da cena do Lucky Star enquanto via o vídeo com a Konata sendo a tsundere do cosplay café levante a mão.


Não sei vocês mas eu odiaria ser tratado assim em um estabelecimento ou por qualquer pessoa que fosse, existe um limite bem pequeno entre tsundere e mal educado mas agora a pessoa no mundo real conseguir não ultrapassar a linha é difícil


Com isso encerremos mais uma pequena aula. Acho que esse foi um dos maiores textos que eu já fiz até hoje no blog e foi um dos mais interessantes. Eu não queria falar muito e nem deixar alguma informação boba de fora e com isso o texto acabou se alongando demais.

Como de costume, não esqueçam de ler (para quem chegou atrasado) as aulas anteriores.

Entendendo o Japão #1 Hentai VS Ecchi
Entendendo o Japão #2 Hadaka Apron
Entendendo o Japão #3 Zettai Ryouiki
Entendendo o Japão #4 Tsurupettan
Entendendo o Japão -Aula Extra- #5 Vocaloid

12 comentários:

Hideki disse...

Mto boa sua aula. Eu nem conhecia essas subdivisões XD

As minhas favoritas são Anemone (Eureka Seven), Asuka (Evangelion) e Suisei Seki (Rozen Maiden), e em grau de preferência mesmo. Anemone me conquistou *-*

E engraçado que descobri a um tempo atrás que TODAS as personagens que mais gosto dos animes são Tsunderes huahuahuahuahuahua...

nanda disse...

uau~ nem sabia que isso existia. E ainda to pensando se já assisti algum anime com Tsunderes, além da Asuka, que vc deu de exemplo xD

Hideki disse...

AH sim, de curiosidade: qual seria o tipo de personagem como Rei (Evangelion), Yuki (Suzumiya Haruhi) e Tabatha (Zero no Tsukaima)?

Calimbandil disse...

Há algum tempo, quando eu tava levantando as personagens que eu mais gostava, percebi k algo em torno de 90% delas são tsunderes e k em 99% dos anime k tem uma Tsundere eu acabo torcendo por ela.

Em relação a minha Tsundere favorita, tivi k descarta um infinidade e tb tem akelas k eu tenho certeza k ñ lembrei, mas sem sombra de duvida é Himura Tomoe, Pra mim ela é perfeita e única.

Algumas que eu me lembro agora e que merecem destake:

1-Tohsaka Rin
2-Tohno Akiha
3-Kitaoji Satsuki
4-Minami Maho (bem no inicio)
5-e mais uma infinidade

E uma ultima koisa Deathy tem komo vc me consegui essa imagem (grande é obvio):

http://www.uploadimagens.com/upload/aac775d385507149524e93c87eb7879e.jpg

Flw

a nameless monster disse...

LOL, muito bom o café das tsunderes haha

Deathy disse...

@Hideki: Esse tipo de personagem não tem -que eu saiba- um nome específico, mas você pode falar que é complexo de Rei Ayanami que serve. E exagerando bem mais seria uma espécie de Hikikomori.

@Calimbandil: http://img359.imageshack.us/my.php?image=02597e74787e1d017c2f9f7gk8.jpg

Rekka disse...

*WALL OF TEXT INCOMING*
"As que mais dá para notar esse tipo de personalidade são a Shion do Higurashi, no episódio em que o K1 não dá o presente para ela depois deles ganharem na loja."

Na verdade, é a Mion ali o_O ela fica puta e conta a Shion sobre o que houve e por isso começa o arc (sim, quem mata é a shion mesmo, de novo) XD isso explica no meakashi e bom, não sei se você assistiu higurashi kai, mas tem uma versão diferente da cena (por isso dá pra ver claramente que é a Mion mesmo)... então a Mion que é a tsundere, e você não falou dela direito U_U na verdade, a Shion não é tsundere nem yandere, ela começa a matar todo mundo pq acha que essas pessoas mataram o Satoshi... é uma questão de "vingança" ou "eliminar os culpados pelo sumiço/morte do Satoshi", etc.. até pq a Shion não tem nada de moe pra ser yandere mesmo (tomando os aspectos de todas as yanderes). A Rena sim, no começo é yandere mas depois tem a melhor.. como posso dizer... "caida na real" do mundo dos animes :D E sim, higurashi é meu anime preferido e a Mion é uma personagens que eu mais me identifico, por isso justiça a ela U_U e veja higurashi kai. é bom DEMAIS ;_;

Pronto, depois da justiça ser feita, posso comentar sobre o tópico EEEEEEE AHUEIAHUEUEIUIEHIUEAHE

Como várias pessoas que comentaram aqui, praticamente todas as minhas personagens preferidas são tsunderes, não pq elas são tsunderes, mas por identificação mesmo u_u principalmente as mais maduras como Rin, Chidori, Kyou e Mion... e eu senti falta da Chidori no tópico =( na verdade, eu acho que o tópico podia ter sido dividido nos dois tipos de tsundere, o loli e a mais "adulta", dando mais exemplos e tal.. mas enfim eu gostei do post, tirando o errinho sobre higurashi =(

off: vou mudar meu nick pra Tsunderekka. :D HUIAEHIUEAIEUIEAUIEUEAHUE

Deathy disse...

@Rekka: Corrigi o nome para a Mion. E sim eu já vi ambas as séries do Higurashi. E sobre a falta da Chidori ou alguma outra, seria impossível fazer um post citando todas os personagens (tanto masculinos quanto femininos), porque ai não seria um post e sim uma tese de mestrado. XD

Rekka disse...

Mas a Mion não é yandere!!! ;_;

Deathy disse...

@Rekka: Eu editei o texto porque eu que tinha escrito besteira mesmo, eu consegui pensar uma coisa e escrever outra (é a idade >_>).

Gabe~ disse...

Eu realmente não sei dizer quem é minha tsundere favorita.. ._.
Então como eu tenho uma certa GRANDE afinidade pela Shana, eu voto nela. *-*

E weeee~~
Eu acertei o tema!!
Mudei meu nick só. 8D

Falando em hikikomori... Também é um bom assunto para se tratar na aula, não?
;*

Anônimo disse...

Consserteza a melhor tsundere de todas é Taiga de Toradora!, outra perfeita tbm é Louise de Zero no Tsukaima !

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails