04 agosto 2008

Entendendo o Japão #1 Hentai VS Ecchi

Bem-vindos a mais uma série aleatória do blog. Esta será uma série curta que irá abordar coisas aleatórias sobre a sub-cultura japonesa de uma maneira rápida e simples e com isso tornar os leitores daqui pessoas mais sábias. Nesse primeiro capítulo, falarei sobre algo de importância absurda o uso dessas duas palavras que estão no título do post.

Mas antes de começar, eu gostaria de avisar que as imagens abaixo são somente para MAIORES de 18 anos. Os que tem menos de 18 anos, ou não leiam ou tampem os olhos e leiam o resto por uma fresta.

Isso é ecchi

Muita gente e eu quero dizer MUITA GENTE mesmo, tem a idéia errada do significado das dessas duas palavras. Ecchi no Japão é normalmente escrito em katakana, エッチ, mas a letra romana H em maiúsculo pode ser usada para representar a mesma coisa. E a palavra hentai é geralmente escrita em kanji, 変態.

Isso também é ecchi

Deixando a pequena aula de lado todos, ou a maioria, das pessoas no ocidente costumam dizer que Ecchi são as imagens que tem um mínimo de sensualidade e/ou nudez mas que não consiste de nenhum ato sexual. Enquanto o Hentai é usado para designar quando as imagens contém o ato sexual em si. Usando um comparativo de animes para facilitar a ilustração mental: Love Hina VS Bible Black.

Mas o problema acontece agora, isso só é válido para o Ocidente. Culpa do bom e velhos Estados Unidos. No Japão, a palavra Ecchi é usada para qualquer material erótico e inclusive aqueles pesados (como o citado Bible Black). E isso que eu nem preciso mencionar que os vídeos para adultos (os famosos AV) também podem ser incluídos na categoria de H/Ecchi.


Se caso um dia você for ao Japão e entrar em uma loja e falar que quer Hentai, que alguém tenha piedade da sua alma, porque o Japão não terá. Sério mesmo, Hentai lá é algo que fará um professor de escola primaria saindo de uma loja de artigos para lolicons te olhar com um reprovador. Sim, é algo ruim assim, favor nunca mencionar Hentai no Japão... ou com qualquer pessoa que saiba o sentido real da palavra.

Muita gente diz que eu exagero a comentar as vezes que o Japão é um planeta próprio, mas é por essas e outras coisas que eu falo isso. E olha que eu nem vou me aprofundar muito no assunto e falar que Shoujo Ai lá não é algo que se usa quando quer falar de amor entre meninas e sim quando se fala de lolicon. É, o Japão é diferente assim.


Bem, com isso finalizamos a pequena lição sobre a diferença de palavras e como isso pode afetar uma viagem sua ao Japão que ao invés de somente alegria pode colocar você em um sanatório ou atrás das grades apenas por causa de uma palavra.

15 comentários:

Diego disse...

eu achava q era akilo msm...mas agora jah sei q NAUm...heheheheh

post bom tb para clarear a minha Mentex sobre o assunto..e sim o japao eh um mundo a parte

Jordan disse...

Isso foi realmente esclarescedor...

Mas não ficou exatamente claro o real significado de "Hentai"...seria algo como maníaco ou tarado?? (único jeito de se parar atrás das grades...XDD)

Hideki disse...

Não entendi esse lance do significado real de Hentai xD

Shoujo Ai é lolicon lá mesmo? Quem criou então esse significado que conhecemos aqui no ocidente? xD

Deathy disse...

@Jordan e Hideki: Hentai seria algo de Guro/Necrofilia pra baixo.

@Hideki: Shoujo Ai é lolicon sim. No japão a palavra "rorikori" é usada para pedofilia, mas no Ocidente a palavra é usada para definir apenas a parte de desenho e não o real.

Kenji disse...

Nossa o_O
Bom saber, taí algo que eu nao imaginava.
Mas a duvida fica. Amor entre meninas lá é oq? Yuri mesmo?

Deathy disse...

@Kenji: Yuri se refere ao GL (Girls Love) e não necessariamente se refere ao lesbianismo em si, mas pode ser só uma atração que uma garota sente pela outra, não necessariamente sexual.

NemesisEX disse...

Um amigo já tinha comentado algo assim comigo, mais serve como um esclarecimento muito válido.
Aqui no ocidente, como você mesmo disse, fica valido como já é, pois não é possível mudar o consciente coletivo que pensa que Ecchi e pagar peitinho e Hentai e...deixa pra lá.

Juliano disse...

Sauce no mangá! xD

Deathy disse...

@Juliano: O nome dele é Shoujo Material.

Ivan Odintsoff disse...

lol thx for sauce

Juliano disse...

valeus!

Anônimo disse...

sabe, só agora entendi mesmo.
H = age, e o jeito dos japoneses de pronunciar é Ecchi? é isso, né?

Deathy disse...

@Anônimo: Isso mesmo. Ou pode ser H de Haruhi... tá, péssima piada.

Raydest! disse...

só não sabia q ossignificados de Hentai eram diferentes no Japão e aqui no Ocidente. Valeu \o

Anônimo disse...

Guro e Necrofilia wins! To de zoa. Aí se aqui Shoujo é mangá pra meninas e pra eles é pedo, então o que é mangá de meninas? Então TODOS os gêneros tem significados diferentes ou só o Shoujo e Ecchi/H?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails